Trabalhadores da Ford mobilizam-se para fazer respeitar providência do Ministério do Trabalho
Trabalhadores da Ford mobilizam-se para fazer respeitar providência do Ministério do Trabalho
Por: UNT-Carabobo
Data de publicação: 16/05/07
Na segunda-feira 16 de maio não foi um dia de normalidade na planta da Ford Motor de Venezuela localizada na zona industrial sul da cidade de Valencia. Desde cedo, os dirigentes da organização sindical, estiveram se deslocando por toda a planta e posteriormente realizaram uma mobilização até os escritórios da Presidência, para reclamar o cumprimento do ditame emitido pela Consultoría Jurídica do Minsiterio do Poder Popular para o Trabalho e a Segurança Social, que estabelece no dia de desfrute compensatorio para o trabalhador que labore no dia de descanso trabalhista, neste caso nos domingos.
O Dirigente Sindical de SINTRAFORD, Juan Aguilar, quem também se desempenha como Coordenador da UNT Carabobo fez saber aos diferentes meios de comunicação, "que esse direito se vem vulnerando desde o ano 1991 e apesar de que se tinha solicitado à empresa que desse cumprimento à contemplado no artigo 218 da Lei Órgánica do Trabalho, nunca se fez.
Por essa razão recorremos à Consultoría Jurídica do Mintrass para que pronunciar-se-á. O ditame emitido pela entidade foi favorável e assim no-lo fizeram saber o passado 24 de abril". "Uma vez conhecido os argumentos do Mintrass, fazer saber à empresa, quem nos repondió que tomaria as previsões para assegurar o cumprimento, mas não mencionaram nem uma sozinha palavra sobre como ia reconhecer o benefício desse direito aos centos de trabalhadores que desde faz 16 anos vem sendo prejudicados pela empresa.", expressou o dirigente sindical do sector automotriz.
O dirigente regional da UNT Juan Aguilar, manifestou que "se a empresa persiste em desconhecer esse direito, os trabalhadores estão dispostos a parar a planta, porque não se pode permitir que uma empresa que gozou de fabulosas ganhos graças ao esforço e o sacrifício dos trabalhadores laborando em dias de descanso, agora não queira cumprir com a Lei Orgânica do Trabalho e queira desconhecer o ditame da Consultoría Jurídica do Mintrass.
Finalmente convidou a os"colegas da União Nacional de Trabalhadores no Estado Carabobo e a todos os sindicatos filiais da União Nacional de Trabalhadores do Sector Carrocero, Autopartes e Automotriz a que nos acompanhem nesta luta, já que se triunfamos, conseguiremos que esse direito também se reconheça em muitas empresas do sector automotriz, como acontece em General Motors.
Nenhum comentário:
Postar um comentário