quinta-feira, março 13

SEDE DO IBAMA FOI OCUPADA - CONTRA BARRAGEM NO VALE DO RIBEIRA


Aconteceu uma manifestação ontem de manhã na sede do IBAMA, em São Paulo, a favor da preservação do Vale do Ribeira.
Depois de duas negativas do IBAMA, a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) conseguiu a Licença Prévia para a construção de uma Usina Hidrelétrica que, quando pronta, vai alagar uma região ocupada por mais de mil famílias.
Seis entidades ecológicas, entre elas a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Socioambiental (ISA), centrais sindicais e movimentos sociais, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), divulgaram uma carta aberta na qual repudiam o projeto. Nós também estávamos presentes. De acordo com o ISA, ao emitir o parecer recomendando a licença prévia, o Ibama deu o primeiro passo para a construção da hidrelétrica que, se construída, afetará o modo de vida das populações do Vale do Ribeira, destruirá áreas protegidas, inundará cavernas e afetará o regime hidrológico do manancial. Os ambientalistas alegam ainda que a usina gerará energia exclusivamente para a CBA, não havendo interesse público na obra.
Nós do Movimento das Fábricas Ocupadas estamos em total solidariedade aos camponeses, caiçaras, quilombolas, em fim, de toda população local do Vale do Ribeira. Ninguém vai destruir uma reserva natural de patrimônio da humanidade, a classe trabalhadora não vai aceitar nunca! Estamos em total alerta para combater contra os interesses da destruição do capitalismo, que nunca mede as consequências só pensam em $$$$$$$$$$.

Nenhum comentário: