quarta-feira, janeiro 3



ASSISTA O FILME THE TAKE E VEJA QUE OCUPAR FÁBRICA É SALVAR EMPREGO E DIREITOS.

Na aurora do colapso econômico de 2001, na Argentina, a classe média que uma vez fora a mais próspera da América Latina, descobre-se numa cidade-fantasma de fábricas abandonadas e desemprego.
Um exemplo é a fábrica de automóveis Forja, adormecida até que os seus empregados resolvem entrar em ação. Eles fazem parte de um novo e arriscado movimento de trabalhadores que ocupa negócios falidos e cria empregos nas ruínas do sistema.
Mas Freddy, o presidente da nova cooperativa de trabalhadores e Lalo, o grande activista do Movimento para a Recuperação de Empresas, sabem que o seu sucesso está longe de ser seguro. Como qualquer ocupação, eles têm que lidar com tribunais, polícias e políticos que podem apoiar o seu projeto ou expulsá-los violentamente das fábricas.
A história da luta dos trabalhadores tem como dramático pano de fundo a crucial eleição presidencial na Argentina. Carlos Menem é o principal candidato e é também considerado o principal arquiteto do colapso neo-liberal. Os seus amigos, antigos donos das fábricas, estão à espera: se ele ganhar, eles regressam às fábricas que o movimento lutou tanto para ressuscitar.
Focando o drama dos trabalhadores argentinos e sua heróica luta pela reconquista da dignidade perdida, The Take é para além de um video, um manifesto econômico radical para o século XXI

Nenhum comentário: