quinta-feira, dezembro 11

Ocupação de fábrica nos EUA

escrito por David May (Socialist Appeal - Corrente Marxista Internacional/EUA)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008


Na sexta-feira, uns 300 trabalhadores da fábrica Republic Window & Door de Chicago ocuparam a planta da fábrica exigindo o pagamento dos salários atrasados e indenizações que deve a empresa. Pela primeira vez desde o nascimento da federação sindical CIO nos anos trinta, os trabalhadores norte-americanos ocupam seu centro de trabalho.


Quando os empresários pressionam para impor o ônus da crise da economia sobre os ombros dos trabalhadores, a luta de classes retoma nos EUA. Os majoritariamente 300 militantes latinos do United Electrical Workers (UE) começaram a ocupação antes que os empresários fechassem a fábrica. A empresa avisou aos trabalhadores do fechamento com menos dos 60 dias necessários, violando as leis trabalhistas federais.


A empresa informou que seus lucros mensais tinham caído aproximadamente um 25 por cento, a 2,9 milhões de dólares. Mas a empresa continuava recebendo pedidos até o último dia previsto de funcionamento, assim, os trabalhadores duvidaram da necessidade que a empresa tinha de fechar suas portas.


A direção de Republic disse aos trabalhadores que era necessário fechar a

empresa para conseguir empréstimos de seu principal credor, o Bank of America. Os trabalhadores de UE organizaram um piquete em frente à sede do Banco em Chicago em 3 de dezembro. Apesar de que o banco e a direção de Republic pediram ao sindicato 1.110 do UE uma reunião para discutir as indenizações e outras questões, a reunião foi sabotada quando a empresa não se apresentou. Os trabalhadores responderam ocupando a fábrica.


O Bank of America era um dos bancos mais grandes que participou no gigantesco plano de resgate de 700.000 milhões de dólares aprovado pelos partidos Democrata e Republicano no Congresso no passado mês de outubro - que também foi apoiado tanto por Barack Obama como por John McCain. Apesar de conseguir bilhões dos contribuintes - trabalhadores em sua maioria - os banqueiros negam-se a utilizar o dinheiro público para outra coisa que não seja o lucro privado. Essa é a penosa realidade do capitalismo!


A outra cara desta realidade é que não se podem conseguir concessões significativas dos empresários, inclusive algo tão básico como uma indenização salarial, exceto mediante a luta de classes. Deveríamos perguntar que se o Bank of America está "a resgatar" com dinheiro público, por que não é de propriedade pública? Se Republic acede à ajuda pública, este dinheiro deveria ser utilizado para manter aberta a fábrica e os empregos dos trabalhadores.


Se não há margem para que os empresários continuem fazendo lucros, então a fábrica deve ser de propriedade pública e sob o controle democrático dos trabalhadores, sem nenhum tipo de compensação para os empresários e eliminando o motor que supõe o lucro. Enquanto a única maneira em que os trabalhadores podem receber a indenização e o dinheiro que lhes devem é mantendo a ocupação até que a administração e o Bank of America cedam.


Esta ocupação da fábrica é um exemplo para milhões de trabalhadores de todo EUA que se enfrentam a um aumento em massa das demissões, fechamentos de empresa, diminuições salariais e de benefícios. Já se organizaram assembléias de solidariedade na zona de Chicago. As federações sindicais AFL-CIO e Change to Win deveriam mobilizar o movimento operário de todo o país em apoio aos trabalhadores de Republic.


Uma ofensa a um é uma ofensa para todos!


A Workers International League se solidariza com o sindicato 1.110 do UE.

Pedimos a nossos leitores e seguidores que enviem mensagens de solidariedade, pedimos que nossos sindicatos aprovem resoluções e organizem atos de solidariedade.


Podem-se enviar mensagens de solidariedade ao Local 1.110 do UE ao seguinte endereço:

leahfried@gmail.com


Veja mais em:

Nenhum comentário: