segunda-feira, março 5

Contra o Sabotagem Capitalista, Tomada e Ocupação de Empresas!

Contra o Sabotagem Capitalista, Tomada e Ocupação de Empresas!

Pela Estatização de Sanitários Maracay!

por FRETECO

segunda-feira, 05 de março de 2007

 

A UNT Aragua deve convocar uma Jornada de Luta pela aprofundamento da revolução e do socialismo em Aragua. Durante toda o governo do presidente Chávez, o povo teve que suportar com enorme paciência como uma e outra vez ante os avanços da revolução, a oligarquía e os capitalistas tentaram sabotar e tumbar as iniciativas do povo e do Presidente.

Recordemos que a sabotagem patronal assim como o golpe de estado de 2002 foram iniciativa dos empresários venezuelanos inspirados e organizados pelo imperialismo para impedir o avanço de nosso país.

Os capitalistas venezuelanos tiveram durante mais de 200 anos, desde a independência, sua oportunidade para poder fazer da Venezuela um país avançado, no entanto, a busca do lucro de uns poucos acarretou a miséria e pobreza do povo. Não contentes com isso e quando o povo e os trabalhadores se tentaram organizar para mudar nosso país e o fazer mas justo e equitativo para todos não duvidaram em sabotar todas as iniciativas do povo revolucionário.

De novo ante o processo de aprofundamento da revolução até o socialismo por parte do presidente Chávez depois da vitória de 3-D (dia da Eleição de 3 de dezembro de 2007), com as novas nacionalizaciones da CANTV, a electricidade de Caracas, e as concessões petrolíferas da cuenca do Orinoco e outras medidas em benefício do povo, os capitalistas voltam ao ónus contra o povo e a revolução com sua política de sabotagem.

Os capitalistas tentam pressionar ao povo com a escassez de produtos para que subam os preços, gerar caos e anarquía, justificar demissões e fechamentos de empresas e assim poder se enriquecer de novo a custa da grande maioria. Ao mesmo tempo assim como no paro sabotagem patronal de 2002 tentam gerar desestabilidade através da sabotagem económico.

Esta situação vem de longe e alonga-se no tempo, os empresários para manter seus lucros não duvidaram em atacar os direitos dos trabalhadores de muitas empresas de Venezuela e do estado Aragua, em fechar empresas, demitur trabalhadores e botar àqueles que pretendiam se organizar nas empresas formando sindicatos para defender seus direitos.

Há muitos exemplo no estado Aragua de multidão de empresas que se encontram em conflito. A mais recente e significativa foi Sanitários Maracay onde depois do fechamento por parte do patrão Alvaro Pocaterra conhecido golpista amigo de Carlos Andres Pérez foi respondido pelos trabalhadores com a tomada e a retomada da produção da planta sob controle democrático dos mesmos.

Diante da sabotagem de um capitalista, diante da sua indiferença com o futuro de 600 famílias os trabalhadores tomaram a iniciativa e mostraram como uma fábrica pode funcionar muito melhor sem chefes e sem patronos. Agora estão a exigir do governo da república sua estatização para poder contribuir ao desenvolvimento endógeno do país através da venda de salas de baños para os projectos habitacionais do governo e assim resolver os problemas de moradia do povo.

Os trabalhadores de Sanitários Maracay mostram o caminho para o resto dos trabalhadores e as comunidades do estado Aragua. É necessário aprofundar esta revolução para o socialismo. Para isso é necessário que os trabalhadores e o povo tenham sob seu controle democrático as fábricas, as terras e a banca do país.

Vamos os trabalhadores e as comunidades, o povo de Aragua permitir que esta situação continuei e que esta revolução este a graça dos capitalistas que tratam de sabotear o socialismo do século XXI que propugna o presidente Chávez?. A resposta é não. É necessário que nos organizemos e lutemos em comum para fazer frente a esta nova agressão.

Desde o FRETECO (Frente revolucionária de trabalhadores de empresas em cogestión e tomadas) fazemos um chamado aos trabalhadores do Estado Aragua e às comunidades a que tomem a iniciativa para frear o sabotagem capitalista e avançar ao socialismo. Muito especialmente fazemos um chamado à UNT de Aragua e aos conselhos comunales do estado Aragua para que organizem nas próximas semanas uma jornada de luta pela aprofundamento da revolução, contra o sabotagem económico, pelo socialismo e pela estatização de Sanitários Maracay no estado Aragua com o fim de defender o povo da sabotagem capitalista.

Esta jornada de luta iria preparada dias dantes da eleição em assembleia de comités de fábrica em todas as empresas do estado Aragua que levassem a cabo a contrale social dos trabalhadores, isto é o controle operário da produção. Fiscalizar qualquer sabotagem na produção, tomar as medidas necessárias para garantir os direitos dos trabalhadores, e se chega o caso fazer-se com o controle da empresa para garantir seu funcionamento e os postos de trabalho.

Também é necessário ter acesso aos livros de contabilidade das empresas para ver onde vão parar os lucros que não revertem no povo. Ao mesmo tempo os comités de fábrica e os conselhos comunales deveriam coordenar-se junto à UNT de Aragua para o dia da jornada de luta contra o saboteo económico da revolução e pelo socialismo no estado Aragua pára:

1) Fazer uma lista de empresas fechadas, infrautilizadas ou em conflito do estado Aragua e organizar a tomada e ocupação das mesmas pelos trabalhadores e as comunidades.

2) Organizar uma marcha para exigir a expropiación das empresas fechadas, infrautilizadas ou em conflito ao governo bolivariano, em primeiro lugar de Sanitários Maracay.

3) Naquelas fábricas onde não se respeitem os direitos dos trabalhadores organizar ações de protesto onde operários e comunidades lutem juntos pela defesa de um posto de trabalho digno.

4) Para dar continuidade à jornada de luta pela aprofundamento da revolução, contra o sabotagem capitalista e pelo socialismo no estado Aragua dever-se-ia eleger por todos os conselhos de fabrica e todos os conselhos comunales do Estado Aragua, um conselho geral de fabricas e comunidades do Estado Aragua para levar a cabo todas a iniciativas para fazer avançar a revolução ao socialismo em nosso estado e realizar-se esta jornada séria um sucesso e um primeiro passo para a construção do socialismo e frear o sabotagem dos empresários no estado Aragua e em toda Venezuela.

A classe trabalhadora aliada com as comunidades, os comités de fabrica junto aos conselhos comunales e a UNT devem ir juntos na consecução do socialismo; isto é através da expropiación dos capitalistas, o controle operário das empresas e a organização da produção, da economia do estado Aragua e de toda Venezuela democraticamente pelos conselhos de fabrica e os conselhos comunales em benefício da maioria da população.

Nenhum comentário: