quinta-feira, maio 3

MTST realiza 2 atos pelo direito à moradia

Neste dia 2, MTST realiza 2 atos pelo direito à moradia

Enviado por mtst em Qua, 02/05/2007 - 12:51.

Ocupação João Cândido

As famílias da Ocupação João Cândido, em Itapecerica da Serra, estão marchando rumo à Prefeitura para exigir uma área provisória onde possam se instalar até que seu direito à moradia digna seja garantido - a construção de casas populares está em negociação com os governos estadual e federal. A marcha, que conta com mais de 3 mil pessoas, deve chegar à prefeitura por volta das 13h.

O prefeito já havia se comprometido a ceder um terreno provisório, mas, até agora, foram apenas palavras soltas no ar, pois as negociações não avançaram. Trata-se de uma questão urgente para o MTST, pois o prazo acertado judicialmente para a permanência das famílias no terreno ocupado termina no dia 7 de maio e, a partir dessa data, o despejo poderá acontecer a qualquer momento.

Além disso, a prefeitura cortou o fornecimento de água para a comunidade e parou de coletar o lixo do acampamento, fazendo com que as condições de permanência no local se tornassem ainda mais precárias. O ato também visa reestabelecer esses serviços e poderá se alongar indefinidamente, até que as reivindicações sejam atendidas.

Comunidade Chico Mendes

Integrantes da Comunidade Chico Mendes, de Taboão da Serra, fazem protesto na Secretaria de Assistência Social do Governo do Estado de São Paulo, que cortou as bolsas-emergenciais das famílias que não têm para onde ir enquanto as moradias definitivas (já acertadas em acordo com o governo federal) não saem do papel.

O MTST está reivindicando a renovação do programa Bolsa-emergencial por meio de decreto ou a inclusão dessas famílias em outros programas, como o Renda Cidadã ou o Ação Jovem, para que elas tenham condições de continuar pagando o aluguel de suas moradias provisórias e não sejam despejadas.

A Comunidade Chico Mendes realizou diversas lutas, que culminaram, em dezembro de 2005, em um acordo de construção de casas populares. Mas, por enquanto, o terreno sequer foi comprado, o que faz com que a solução provisória (nesse caso, o programa Bolsa-emergencial) tenha que ser estendida.

 
.

__,_._,___

Nenhum comentário: