quinta-feira, maio 17

Nota à imprensa - Urgente urgentissimo.

 
NOTA À IMPRENSA
 
Repressão policial ameaça desocupação de fábrica em Caieiras
118 trabalhadores da Ellen Metalúrgica e Cromeação LTDA, localizada em Caieiras (SP), ocuparam a fábrica em 02/02 para defender seus postos de trabalho e direitos trabalhistas. Há 10 dias, os operários ligaram as máquinas e retomaram a produção. Entretanto, a Justiça do Trabalho de Caieiras determinou agora há pouco a reintegração de posse da fábrica e deu um prazo de duas horas (até 16 horas) para que os operários deixem as instalações. Determinou, ainda, que a Polícia Militar garanta a operação.
 
Resistência: Após a Audiência na Justiça do Trabalho, os 118 trabalhadores se reuniram em assembléia na porta da fábrica e decidiram que vão resistir à desocupação e não vão ceder às ordens de despejo da Polícia Militar. Eles prometem que vão manter a ocupação para garantir todos os empregos.
 
Entenda a situação:
A Ellen é uma empresa metalúrgica que produz materiais de autopeças (divisão automotiva) e peças para filtros de água, bebedouros e torneiras (divisão de água). Está instalada na cidade de Caieiras (região metropolitana de São Paulo) há décadas e chegou a ser um exemplo de produtividade.
Mas, desde 2004, os proprietários começaram a liquidar com o patrimônio da empresa. Deixaram de depositar o FGTS e INSS, apropriam-se indevidamente do Imposto de Renda descontado da folha de pagamento e não pagam corretamente os salários dos funcionários.
No dia 26/01 de 2007, os patrões dispensaram todos os trabalhadores do setor de água, apenas informando para que voltassem a trabalhar quando fosse depositado o salário na conta bancária. Uma semana antes, a empresa concedeu férias coletivas a todos os 40 trabalhadores do setor de autopeças, sem ao menos entregar o aviso oficial. Há três meses os trabalhadores não recebem os salários e o 13º também ainda não foi pago.
A empresa justificava a dispensa dos trabalhadores, o não pagamento dos salários e não recolhimento dos encargos trabalhistas com o argumento de que a fábrica passa por dificuldades financeiras e que novos investidores iriam assumir as fábricas.
Entretanto, não há qualquer relação de confiança entre os trabalhadores e a direção da empresa e os novos investidores, conforme descrito na carta direcionada ao Presidente Lula pelos operários da ELLEN.
Há 10 dias, os trabalhadores retomaram a produção e o ex-patrão entrou na Justiça para obter a reintegração de posse.
 
Ellen Metalúrgica e Cromeação Ltda
Rua Danilo Valbuza, 237 – Laranjeiras – Caieiras
Fone para contato: 9424-9525 (José Carlos Miranda)
(11) 9475-4069 (Shaolin)
 

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

Nenhum comentário: