domingo, abril 15

1º ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES DESEMPREGADOS E 2º ENCONTRO INTERNACIONAL SEPÉ TIARAJU - PORTO ALEGRE - 11,12,13,14 e 15/ABRIL


Os dois Encontros foram unificados, dando uma amplitude "fantástica", cerca de 3 mil trabalhadores(as) do campo e da cidade de muitos estados do país e de tribos indígenas brasileiras, paraguaias, argentinas, chilenas, uruguaias e bolivianas. Algumas atividades foram feitas em conjunto: atividades culturais, discussões de plano de ação no encaminhamento de diversas reivindicações, a organização da estrutura dos Encontros que foram realizados no Pq. da Harmonia em Porto Alegre/RS. Mas destacamos a impressionante Marcha pelas ruas fechando o centro financeiro, incomodando a burguesia de toda cidade, seguindo para o Palácio Piratini, da governadora burguesa, Yeda Crusius, onde ela se negava a atender o povo, após uma forte pressão popular e de resistência, a governadora diz que "atenderia" o povo. Atenderia, mas não atendeu! Mandou um secretario receber a comissão dos lideres indígenas e dos movimentos populares, e mandou dizer que abriria uma mesa de dicussão em um outro momento. "Ridícula" a atitide da governadora que se negou em ao menos receber a comissão.
Então a decisão foi continuar as ocupações, que já haviam sido iniciados em várias cidades do interior do Rio Grande do Sul, tentando tomar do latifundiário o que já é nosso por direito, e por outro lado uma guerra está prestes estourar, pois as terras dos povos indígenas estão sendo tomadas pelo capitalismo imperialista que querem trasformar as terras em gigantescas plantações de eucalipto e tem o total apoio da governadora Yeda Crusius. Os povos indígenas lutam pela demarcação de terra e que parem as invasões nas terras legítimas dos índios, então as tribos se unem a luta pela reforma agrária, uma luta conjunta por terra.
Fazemos uma denúncia, onde estão os direitos humanos? Na repressiva reintegração de posse que aconteceu numa das ocupações pela reforma agrária no interior do RS, um militante foi baleado gravemente nas costas, outros militantes tentaram socorrer o companheiro, mas a polícia fez uma barrera para tentar impedir o socorro e com muita dificuldade conseguiram chegar em um hospital, mas o médico também violou os direitos humanos, não atendeu, ofereceu apenas uma receita após ter mandado fazer apenas corativos. Essas informações chegaram no fim do Encontro por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Desempregados que fazem parte da histórica luta que esses companheiros fazendo no estado do RS e ao mesmo tempo promovendo a integração entre diversos estados brasileiros e dos países vizinhos, afinal, a luta é a mesma!
E ao final dos Encontros, onde diversas experiências foram trocadas de lutas concretas vivenciadas por diversas categorias da nossa classe trabalhadora, ficou constatado que cada movimento tem um papel fundamental, pois mostra que mesmo dentro sistema capitalista, as lutas que são feitas, servem para um trabalho de formação, mostram na prática que a cada conquista, faz com que aquele que não tem acesso a uma altertiva para sair da má condição de vida, possa perceber que só a união das massas organizadas podem mudar a péssima condição de vida que somos submetidos.

Fernando Gomes Martins
participante nos Encontros Unificados, Internacional Sepé Tiaraju e Nacional do MTD

Nenhum comentário: