segunda-feira, abril 23

perseguição em Oaxaca - México EXIGIMOS A LIBERTAÇÃO IMEDIATA DE DAVID VENEGAS REIS

Caros camaradas

 

Publicamos um chamado de solidariedade contra a prisão de um conselheiros da APPO em Oaxaca, México. 

Pedimos aos companheiros que tomem conhecimento:

1. Publicando e dando publicidade ao chamado de solidariedade ( http://www.militante.org/index.php?option=com_content&task=view&id=1202&Itemid=71)

A carta de David Venegas ( http://www.militante.org/index.php?option=com_content&task=view&id=1206&Itemid=71)

E ao chamado que PODEM ASSINAR NO LINK ABAIXO: http://www.militante.org/index.php?option=com_content&task=view&id=1207&Itemid=71

Enviar uma lista de asinaturas ao companheiros mexicanos a gilmeneses@militante.org antes da passeata de protesto que acontecerá em abril.

 

 

EXIGIMOS A LIBERTAÇÃO IMEDIATA DE DAVID VENEGAS REIS

Escrito por Militant

Segunda-feira, 16 de abril de 2007

 

Na sexta-feira, dia 13 de abril,  enquanto Jovens da UABJO, e parceiros da COFADAPPO preparávamos-nos para uma marcha pela liberdade de nossos colegas presos políticos Lenin e Jairo, recebemos a notícia da prisão de nosso colega David Venegas Reis, conhecido fraternalmente pelos colegas de luta como "o Alebrije".

De maneira ilegal, David foi levado aproximadamente à uma e meia da tarde na rua Juárez, o Plano, quando se dirigia a uma reunião do conselho da APPO. Gente vestida de civil a bordo de uma camioneta vermelha (camioneta recorrente em outras detenções de colegas do movimento) o amago e o "levanto".

De maneira afortunada, uma vez mais, teve testemunhas que conseguiram informar este fato a nossos colegas.

A marcha aconteceu as 5 da tarde, partindo da fonte das 7 regiões, acrescentando à demanda da libertação dos presos políticos, a apresentação com vida de nosso colega. A esta hora todas as dependências de governo seguiam negando a detenção de David. No entanto o aparecimento de um articulo ou "comunicado" num jornal digital, onde se podia ver inclusive uma foto do colega com golpes evidentes e exemplares da revista "Barricada" junto com carteiras de cocaína e heroína, pôde permitir sua localização na UMAN (Unidade de atenção mista ao narcomenudeo) da colónia Reforma, na rua de amapola.

A marcha que se caracterizou por uma grande combatividade e coragem, culminou com uma passeata na explanada de Cidade Universitária. Apesar do incrível tamanho do operativo policial que se despregou, e que hostigo ao contingente da marcha durante todo o percurso da fonte das 7 regiões a Cidade Universitária a gente não se intimido e deu uma mostra de valentia e dignidade mais uma vez.

Desde Militante reconhecemos que esta foi a crônica de uma detenção anunciada. Não sozinho devido ao acosso e hostigamiento intensificado que tinham sofrido os colegas da barricada de Brenamiel, e o mesmo David, senão por que o aparecimento de artigos em meios impressos e eletrônicos que caluniavam e desprestigiavam a nossos colegas. Inclusive na ultima semana a suposta "descoberta" de uma grande quantidade de explosivos na área da barricada de Brenamiel.

Tudo evidentemente preparando o terreno para justificar a repressão sobre o Alebrije. A postura pública, honesta, comprometida com a reorganização desde a base do movimento popular Oaxaquenho, bem como a congruência em seus atos tinham voltado uma moléstia, "uma pedra no sapato" de David para quem procuram o naufrágio e derrota das assembléias populares e o processo do movimento Oaxaquenho.

Nós não só recusamos e qualificámos de fabricados os cargos dos que acusam a nosso colega (de posse de drogas), cargos similares aos que já tinham utilizado em outras detenções ilegais na contramão de membros e simpatizantes da APPO.

Senão que também dizemos que a causa real de sua detenção é a necessidade do estado Oaxaquenho de golpear ao movimento oaxaquenho ante sua evidente recuperação de força, e a confiança mostrada nas últimas semanas saindo a retomar as ruas. Calunia-a e a mentira não podem ocultar o intachable comportamento que Alebrije teve e tem ante seus colegas de barricada e os ativistas que o conheceram no movimento.

Faz várias semanas parceiros do Militante tínhamos acompanhado a David ao Pré-congresso Nacional estudantil celebrado na Universidade de Chapingo para difundir o problema da criminalização, hostigamiento e perseguição que tinham começado a sofrer vários colegas da APPO (entre eles outros vereadores), de organizações como Vocal, e de membros das barricadas como Brenamiel, por parte do governo estatal e portanto federal, como ante sala de uma campanha repressiva.

Hoje vemos a confirmação do que supúnhamos pela via dos fatos. Como reportei de última hora, o governo do estado pretende negar a liberdade sob fiança confirmando o viés político deste processo.

Os familiares, e parceiros de outras organizações solidárias, preparamos as mobilizações e ações de protesto. Entendendo que só a mobilização é o único trava real na contramão da repressão e sendo conscientes de que as saídas e argumentos jurídicos são sozinho pantomimas e cortinas de fumaça nas detenções de ativistas e simpatizantes de movimentos sociais nós temos nossa convicção, que compartilha David, de que a liberdade de todos os presos políticos se conseguisse só mediante a luta organizada.

Militante desde Oaxaca exige sua libertação imediata e o retiro de todos os cargos ficticios que pretendam imputar-lo.

O único delito de nosso colega é o desejo irredutivel da luta por uma sociedade melhor.

 

Diante da repressão a mobilização!

Contra a repressão a organização!

Liberdade a todos os presos políticos!

Reorganizar o movimento desde a base!

Paralisação Nacional em 2 de maio pela liberdade dos presos políticos!

Greve Nacional pela queda de URO e Calderón!

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: