domingo, abril 22

Um pedido Urgente

 
Caros camaradas
 
Escrevemos-vos porque chegou-nos a notícia da campanha de expulsiões que está a realizar vossa organização contra os seguidores da corrente marxista Socialistisk Standpunkt.
Pensámos que é uma forma ruim de tratar questões política fazendo circular documentos manipulados tentado os apresentar como as ideias do contrincante.
Este não é o espírito das tradições democráticas que estabeleceu o movimento operário. Isto só pôr-vos-á no caminho dos métodos burocráticos. Pedimos-vos que detenhas as expulsiones e que penseis cuidadosamente no futuro do SUF.
Se expulsais a estes colegas será um golpe contra a democracia. Não podeis deter as discussões políticas com expulsiones. Silenciar a discussão política numa organização revolucionária é como impedir a uma pessoa de
respirar.
 
Não às expulsiões!
Pela defesa da democracia no movimento operário!
 
 
Pedro Santinho
Conselho de Fábrica da Flaskô - fábrica ocupada pelos trabalhadores em luta pela estatização (Brasil)
 
 
 
APELO INTERNACIONAL - HÁ QUE DETER AS EXPULSIONES DOS MARXISTAS DINAMARQUESES NO SUF!
Autor : Socialistisk Standpunkt - www.marxist.dk
Data : ( 19-Abril-2007 )
 
O SUF ("Frente Juvenil Socialista") é uma organização juvenil socialista revolucionária da Dinamarca que trabalha em conjunto com a Lista Unida (um partido de esquerdas com parlamentares). Nos últimos dois anos o SUF cresceu e agora tem quase 1.000 militantes.
Dentro do SUF houve várias discussões, sobretudo temas, entre outros, sobre os acontecimentos da luta de classes na Dinamarca, o carácter e as tarefas da revolução venezuelana, etc.,
Uma das tendências que trabalha dentro do SUF é um grupo marxista que publica o jornal Socialistisk Standpunkt. Estes colegas participaram no congresso fundacional do SUF em 2001 e desde então são parte activa dele. Durante alguns anos produziram-se campanhas contra estes colegas, com calunias, rumores, roubo de material com livros e todo tipo de manobras burocráticas. Isto culminou com uma campanha para lhes expulsar do SUF em março/abril de 2006.
Naquele momento as expulsiones não triunfaram ao não conseguir a maioria necessária de 2/3 no congresso de abril de 2006. Esta foi uma clara vitória da democracia interna dentro do SUF e um golpe contra aqueles que tentam deter a influência das ideias marxistas entre a juventude revolucionária. No entanto, os ataques contra Socialistisk Standpunkt não se detiveram aí. No Congresso do SUF do 7 de abril de 2007, durante um descanso, distribuiu-se um documento entre os delegados. Este documento foi apresentado como se fosse um documento de Socialistisk Standpunkt, mas na realidade estava formado por fragmentos de velhas discussões internas e correios pessoais totalmente manipulados.
Socialistisk Standpunkt não se faz responsável deles. Este "documento" foi utilizado para "demonstrar" que Socialistisk Standpunkt está na contramão do SUF e que não quer construir a organização. Nada mais afastado da realidade. A verdade é que os colegas de Socialistisk Standpunkt tem estado ativo em mais de dez agrupamentos locais do SUF, que tem estado ativo na direcção e também trabalhado para fortalecer as campanhas políticas do SUF.
Quando os documentos manipulados circularam no congresso provocaram um ambiente enrarecido e os colegas de Socialistisk Standpunkt tiveram que  ir.
A maioria do grupo do SUF de Gladsaxe também abandonou em sinal de protesto, como fizeram os membros do grupo de Vejle. Agora começou uma nova campanha de expulsiones contra os colegas de Socialistisk Standpunkt e culminará com o congresso extraordinário do SUF em 17 de maio. Tudo isto é uma campanha política cujo objectivo é isolar as ideias do marxismo dos jovens. O propósito é eliminar as ideias representadas por Socialistisk Standpunkt e silenciar a todos aqueles que defendem nossas ideias.
No congresso do SUF os colegas de Socialistisk Standpunkt, apresentaram algumas resoluções e propostas políticas, por exemplo sobre a necessidade de lutar pela greve contra o recente e reaccionario acordo de negociações salariais. Esta proposta foi aprovada por maioria no congresso antes de que a reunião se detivesse devido à distribuição de documentos manipulados no sábado.
Dadas estas circunstâncias, a distribuição de documentos manipulados é claramente uma tentativa de deter o debate político e isolar aos marxistas. É uma manobra com o objetivo de desviar a atenção das verdadeiras  questões políticas em jogo.
Está claramente preparada para deter a crescente influência das ideias marxistas dentro do SUF. Os colegas de Socialistisk Standpunkt foram acusados de querer "destruir o SUF". Mas quem quer destruir o SUF? Aqueles que manipularam e distribuíram estes documentos e que romperam o congresso, os responsáveis deste caos. Eles deliberadamente tentaram frear as discussões políticas e silenciar a uma tendência reconhecida legalmente. Silenciar a discussão política numa organização revolucionária é como impedir a uma pessoa respirar. O único "crime" dos seguidores de Socialistisk Standpunkit foi promover as discussões políticas e propor suas posições dentro do SUF. Propuseram propostas sobre negociações salariais, sobre Venezuela, sobre a luta contra o governo de direitas, etc., Este é seu "crime".
Os que manipularam e distribuíram estes documentos querem silenciar estas propostas. Estes métodos antidemocráticos devem ser condenados por todos os ativistas honestos no movimento operário e juvenil de todo mundo.
Devemos lutar para defender a democracia e deter estas expulsiones. Por isso fazemos um apelo a todos nossos leitores para que enviem mensagens de protesto contra as expulsiones. Esta campanha deve chegar a todas partes nos sindicatos, partidos de esquerdas, etc., Manobras como estas destinadas a expulsar aos marxistas do SUF não têm nada que ver com as tradições democráticas nas organizações operárias.
Esta luta contra as expulsiones também é a luta pela defesa da democracia no movimento operário.
 
Modelo de carta contra as expulsiones:
 
Enviar esta carta ao local nacional do SUF:
A Lista Unida: kontor@enhedslisten.dk
E cópia a Socialistisk Standpunkt marxist@marxist.dk
 

Modelos de Moção
 
Colegas: Escrevemos-vos porque chegou-nos a notícia da campanha de expulsiões que está a realizar vossa organização contra os seguidores da corrente marxista Socialistisk Standpunkt.
Pensámos que é uma forma ruim de tratar questões política fazendo circular documentos manipulados tentado os apresentar como as ideias do contrincante.
Este não é o espírito das tradições democráticas que estabeleceu o movimento operário. Isto só pôr-vos-á no caminho dos métodos burocráticos. Pedimos-vos que detenhas as expulsiones e que penseis cuidadosamente no futuro do SUF.
Se expulsais a estes colegas será um golpe contra a democracia. Não podeis deter as discussões políticas com expulsiones. Silenciar a discussão política numa organização revolucionária é como impedir a uma pessoa de
respirar.
 
Não às expulsiões!
Pela defesa da democracia no movimento operário!
 
Assinatura da Entidade

 

Nenhum comentário: