segunda-feira, abril 16

Clima é tenso em ocupação

Boletim Fábricas Ocupadas
Clima é tenso em ocupação
na área do Exército
 

    Dando continuidade à Jornada Nacional de Lutas, quinhentas famílias do MST de Santa Catarina ocuparam, na madrugada de domingo, 15/04 uma área de 10,5 mil hectares, pertencente ao Exército brasileiro, no município de Papanduva, planalto norte do Estado.
    A ação também é uma questão de justiça social para as 41 famílias de Pequenos Produtores expulsas da área na década de 60, quando essa foi cedida para o Exército Nacional como campo de manobras militares e até hoje não foram ressarcidas. Localizada em uma das áreas mais férteis catarinenses, grande parte da terra ocupada, hoje, se encontra improdutiva ou arrendada para o agronegócio da soja.
    A ação do MST contou com o apoio de outras organizações como Movimentos Sociais
do campo e da cidade, Estudantes e Movimentos da Juventude.
    No meio da tarde, o Exército começou a cercar o acampamento. Portando arsenal de guerra, como tanques, escopetas e fuzis, de forma truculenta, ordenaram que as famílias desocupassem a área. 
 
Clima ficou tenso e iniciaram-se as negociações
entre os Sem Terra e o comando do Exército

    Ficou acordado um prazo de uma hora para se pensar numa proposta. Enquanto o Exército realizava a guerra psicológica, lideranças do Movimento iniciaram as articulações políticas no sentido de abrir as negociações com o governo Federal. A Senadora Ideli Salvatti e a ex Deputada Luci Choinacki intermediaram as negociações e se conseguiu contato, ainda no domingo à noite, com o Ministro da Defesa Valdir Pires.
    Do outro lado, o Exército intensificava a guerra psicológica, uma tortura, relembrando os tempos cruéis da Ditadura Militar, realizando manobras com os tanques de guerra e ameaçando retirar as famílias com o uso da força. As ameaças eram feitas oralmente com a utilização de equipamentos de som e intercaladas com os hinos da Independência, da Bandeira e do Exército. As famílias estavam entrando em estado de pânico, especialmente as crianças.
    Foi quando, às 23:00 horas, lideranças do MST negociaram, novamente, com o Comando do Exército para que ele parasse com a guerra e tortura psicológicas. Após uma hora e meia ficou acordado que o Exército iria parar com as manobras e em contrapartida o MST se comprometeu em desocupar a área hoje pela manhã. O acordo foi cumprido de ambas as partes.
    As negociações já estão avançadas e a Senadora Ideli Salvatti está articulando uma audiência, que poderá ocorrer ainda nesta semana, com os Ministros Dulci e Valdir Pires. O MST avalia a ocupação como vitoriosa! Em apenas um dia e uma noite se conseguiu abrir um canal de negociação com o Governo Federal.
Dirceu Pelegrino Vieira
Assessoria de Imprensa do MST

Nenhum comentário: