domingo, abril 15

Bol On Line Nº 50: Ocupação com 400 famílias em Santa Catarina

Ocupação com 400 famílias em Santa Catarina
cobra a reforma agrária urgente
Terra ocupada é uma questão de justiça social



Enquanto a reforma agrária anda a passos de tartaruga, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra se organiza em 24 estados brasileiros promovendo ações que cobram do Governo uma política ampla e séria quanto ao uso da terra.

Em Santa Catarina, quatrocentas famílias sem terra ocuparam nesta madrugada uma área de 10,5 mil hectares entre os municípios de Papanduva e Canoinhas, planalto norte do Estado.

A ação, de acordo com João Guilherme e Dirceu Pelegrino, líderes do Movimento, também é uma questão de justiça social para as 41 famílias de minifundiários expulsas da área na década de 60, quando essa foi cedida para o Exército Nacional como campo de manobras militares e até hoje não foram ressarcidas.

Localizada em uma das áreas mais férteis catarinenses, grande parte da terra ocupada hoje encontra-se improdutiva ou arrendada para o agronegócio da soja.

Lideranças do Movimento esperam reunir mais de mil famílias no local e ganhar a adesão dos descendentes das 41 famílias expulsas na década de 60. O Movimento mostra que não está sozinho na luta pela reforma agrária e tem o apoio de outras organizações na ocupação, como sindicatos de várias cidades, trabalhadores das Fábricas Ocupadas Cipla e Interfibra, estudantes de Florianópolis e Blumenau.

Para o dia 17 de abril, Dia Internacional de Luta pela Reforma Agrária, um grande Ato Público está sendo preparado no local. O dia é lembrado pelo massacre de 19 sem-terra em Eldorado dos Carajás- MS, em 1996, crime pelo qual os criminosos, ainda hoje, se encontram impunes.

Maiores informações com João Guilherme ou Dirceu, através dos telefones:

(47)8829-3326 ou (48) 8815-7035.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DAS FÁBRICAS OCUPADAS

Joinville/SC (47) 3026-9140 - imprensa@cipla.com.br - Antônio Hélio Pereira e Silvia Agostini.
Sumaré/SP (19) 7801-0141 - imprensaflasko@yahoo.com.br
São Paulo/SP - (47) 9601-2321 - assossoriasp@cipla.com.br - Janaina Quitério.

Nenhum comentário: